terça-feira, 10 de abril de 2012

EXCLUSIVO | Última entrevista antes das eleições com Eduardo Rétiz Licona, candidato ao Secretário Executivo da CMI

Na última entrevista podemos ver e compreender os diferentes pontos do programa de governo de cada candidato. Agora, queremos concluir esta entrevista com algumas perguntas adicionais e mais técnicos.

É novamente um prazer ter a oportunidade de expressar minhas opiniões através deste meio de comunicação tão importante e de prestígio como a Agência de Imprensa Maçônica; obrigado.


A Grande Loja Unida da Inglaterra anunciou sua decisão de abrir-se oficialmente ao mundo profano. UGLE tem um programa e uma estratégia para alcançar nos próximos cinco anos e deve continuar depois disso. O que você acha da nova estratégia da UGLE? O que você acha sobre a necessidade de transparência da Maçonaria?

Esta importante iniciativa é um sinal de novos tempos, a Maçonaria deve ser cada vez mais universal e inclusiva; a Grande Loja Unida da Inglaterra (Grande Loja-Mãe) é a vanguarda para o nosso fim de interagir com o mundo profano cada vez mais, é tão importante quanto a nossa Augusta Instituição para se tornar transparente na prestação de seus postulados com a sociedade, com suficiente cuidado para preservar os nossos rituais secretos e cerimônias.

Observou-se que o acordo com a OEA é um ponto importante na sua agenda. Pense na possibilidade de fazer acordos com a Unasul (esta União Europeia da América do Sul)?

A tendência global da geopolítica é uma visão integracionista dirigida para atingier os objetivos comuns para o benefício dos blocos ou regiões em donde são agrupadas países, é muito importante para buscar e estabelecer contatos e relações com todas as organizações internacionais para compartilhar os objetivos e aumentar a influência da CMI para o benefício de todas as Grandes Lojas.

Devo mencionar que a Confederação Maçônica Interamericana é pioneira (desde 1947) do conceito de agrupamento regional para alcançar objetivos comuns.

Dado que a CMI tem um caráter ibero-americano o futuro Secretário Executivo da CMI considera evidente uma relação ativa no futuro próximo, com a Organização dos Estados Ibero-americano em termos de seus projetos?

Considero de extrema importância para trabalhar mais em conjunto nas diversas linhas da Organização dos Estados Ibero-Americanos dado que recolha quase todos os países da CMI, com excepção da França e do Haiti (que utilizam o francês como língua oficial), buscando ampliar todos os benefícios para os Grandes Orientes em conjunto.

Outra questão importante é o tráfico de drogas e uso de drogas, especialmente entre os jovens. A OEA emitiu o último Relatório sobre o Uso de Drogas nas Américas. Como você pode ver, o relatório mostra que a “informação deve ser um elemento central na decisão sobre as políticas contra as drogas”. APMR sabe que a Maçonaria no Brasil (CMSB e GOB - Maçonaria contra as drogas) tem um programa para combater e prevenir o uso de drogas. Mas o que acontece na Colômbia e no México sobre isso? Sabemos que há países onde os jovens estão expostos a esse perigo. Pode o futuro Secretário Executivo da CMI para tornar o programa brasileiro em um programa de caráter latinoamericano?

É muito importante trabalhar de forma preventiva com tudo a ver com as dependências, o México tem uma organização paramaçônica chamada AJEF (Associação de Jovens Esperança da Fraternidade), onde os jovens de ambos os sexos são aconselhados pelos instrutores (Mestres Maçons) sobre temas destinados a elevar conceitos liberais e valores em contra das dependências.

Esta associação teve origem em Cuba, Grande Oriente que visitei recentemente, onde tive a honra de estar presente na cerimônia de iniciação (17 de março de 2012), presidida pelo Grão-Mestre José Ramón González Díaz, de 28 jovens cubanos entre 14 e 18 anos, esta associação reativando-se de novo após uma pausa de quase 50 anos. A idéia é continuar a apoiar estas associações em todas as Grandes Lojas.

Também queremos apoiar e repetir o programa brasileiro "Maçonaria contra as drogas", dado que nossos Irmãos brasileiros tornaram-se na vanguarda da Ordem na América Latina, buscando "formar e informar todos os jovens para evitar entrar no caminho da "autodestruição".

Os jovens são o futuro da humanidade e ... da Maçonaria. Na América Latina existem duas organizações, entre outras, que se dedicam à educação e aos jovens: Organização dos Estados Ibero-americanos e Organização da Juventude Ibero-Americana. Em relação aos jovens, acha que "Metas Educativas 2021" pode ser um programa viável para a CMI? Qual é o papel da juventude na Maçonaria de hoje e amanhã em sua visão como possível Secretário Executivo da CMI?

Eu sempre acreditei e sustento que educar os jovens é construída uma sociedade melhor (eu tenho duas meninas de 19 e 22 anos, uma das quais é AJEF-ista), realmente a Associação de Jovens Esperança da Fraternidade é um terreno fértil e vital para a Maçonaria mexicana, muitos membros desta organização tornou-se Grandes Mestres e até um Presidente da República Mexicana.

Claro que a Organização da Juventude Ibero-Americana e a Organização dos Estados Ibero-americanos é uma boa opção para os jovens latino-americanos dado que as metas para 2021 encontra-se no tempo no qual se meus Irmãos querem eu posso liderar a CMI.

Devo dizer que tive a oportunidade de assistir na assinatura do acordo entre a CMI com a OEA realizado em 2008, mas, no entanto, muito pouco foi materializado de acordo, mas se há sempre uma boa causa, especialmente para os jovens, a Maçonaria Universal e da CMI deve ser a primeira na tomar a iniciativa para completá-la.

Senhores, Irmãos, muito obrigado pela sua bondade para nos dar essa segunda entrevista e expressamos o nosso desejo de que não importa quem for eleito, mas o que vai ser escolhido pense que através da cultura, da educação e dos jovens vamos construindo o futuro e a identidade de uma organização, de uma nação, da sociedade e da Humanidade.

Finalmente, quero agradecer a você para a atenção de esta nova entrevista que me deu a chance de destacar a grande importância da cultura e da educação na criação de uma sociedade melhor; que trabalhando com os jovens e induzindo os ideais dos líderes como Benito Juarez, José Martí, Miranda, Sucre, O'Higgins e Simón Bolívar podemos construir uma América Latina e um mundo mais humano, mais justo e mais integrada.

Peço a todos os Grandes Mestres que essa nova renovação da liderança da Confederação Maçônica Interamericana é um momento de meditação para tomar a melhor decisão sobre o caminho que vai tomar a nossa confederação, desejando-lhes sucesso aous outros candidatos e assegurando-lhes que em pessoalmente vou apoiar as melhores causas da grande família maçônica universal.

Zona 1

GL "Andres Quintana" - Quintana Roo
GL de Estado Baja California
GL Benito Juarez - Coahuila
GL Benito Juarez Garcia - Oaxaca
GL Regular y Confederadab - Chiapas
GL "Cosmos" - Chihuahua
GL "El Potosi" - San Luis Potosi
GL de Hidalgo
GL de Nuevo Leon
GL Occidental Mexicana - Jalisco
GL del Pacifico
GL de Queretaro
GL "Reatauración" - Tabasco
GL Tamaulipas
GL Unida Mexicana - Veracruz
GL Valle de Mexico

Zona 6

GL Libres y Aceptados Masones de la Argentina
GL de Bolivia
Grande Oriente do Brasil
GL de Chile
GL de España
GL Simbolica del Paraguay
GL del Peru
GL Regular de Portugal
GL de la Masoneria del Uruguay

Zona 2

GL de Cuba
GL Nacional Francesa
GO de Haiti
GL de Puerto Rico
GL Republica Dominicana

Zona 3

GL de Costa Rica
GL Cuscatlan - El Salvador
GL de Guatemala
GL de Honduras
GL de Nicaragua
GL de Panamá

Zona 4

GL de los Andes - Bucaramanga
GL de Colômbia - Bogotá
GL Nacional de Colombia - Barranquilla
GL Nacional de Colombia - Cartagena de Indias
GL Occidental de Colombia - Cali
GL Oriental de Colombia "Francisco de Paula Santander"
GL del Ecuador - Guayaquil
GL Republica de Venezuela

Zona 5

GL Acre
GL Alagoas
GL Amapá
GL Amazonas
GL Bahia
GL Brasília
GL Ceara
GL Espírito Santo
GL Goiás
GL Maranhão
GL Mato Grosso
GL Minas Gerais
GL Para
GL Paraíba
GL Paraná
GL Pernambuco
GL Piauí
GL Est. do Rio de Janeiro
GL Rio Grande do Norte
GL Rio Grande do Sul
GL Rondônia
GL Roraima
GL Santa Catarina
GL de São Paulo
GL Sergipe
GL Tocantins
GOI do Paraná
GOI Paulista
GOI Rio Grande do Sul
GOI de Santa Catarina
Copyright © Agenţia de Presă Masonică din România. All rights reserved.

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP